sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Ay, Barcelona!





No portão de embarque eu pergunto, à agente da TAP, até quantos anos uma pessoa era considerada criança para ter prioridade no embarque.

A agente (não sei por que a Ibéria e a Tap escolhem a dedo e com requintada atenção as mulheres mais feias, mais velhas, mais mal cuidadas e assustadoramente cafonas para trabalhar nos seus balcões! Enfim...) na costumeira grosseria dos agentes da TAP (e da Ibéria? Nossa! pior ainda!) respondeu-me que “criança é criança e não vai se considerar uma pessoa de 15 anos como criança”

Não sei se ela entendeu minha pergunta; se eu fui claro o suficiente para a compreensão de uma portuguesa ou se a moça só estava a proceder como sói proceder um português.

E continuou a falar e gesticular (exatamente como as bigodudas de Nazaré, no mercado de peixes que gritam e gritam umas às outras – uma algaravia de gralhas) e repetia “eu considero criança uma p’ssoa de oito, nove, déijanox e não vou consideraire criança uma p’ssoa de 15!”

(Onde ela viu uma pessoa de 15 ou de 8, ou de 9 ou de 10 por perto era só uma fantasia à portuguesa porque eu estava sozinho no balcão, à perguntar. Minha neta de 10 anos estava longe, invisível)

O meu manual pessoal de sobrevivência tem uma informação básica que é “na altura em que algo passou a ser visivelmente burro, dê dois gritos – deixe-me explicar, rapidamente, antes que algum português ou algum aportuguesado venha a entender isso como dar dois gritos de tarzã no meio do aeroporto. Não, não é assim. -

Dois gritos significa levantar o volume da sua voz mais alto que o do interlocutor. Uma vez e outra vez. O interlocutor vai lhe abrir dois olhos arregalados e fechar a boca. Confie nisso. É tiro e queda. Até os ingleses reagem igual diante de dois gritos.

-Quer dizer que limite de infância é o que a m’nina achar? Gritei eu com a portuguesa absurdamente feia, no melhor sotaque português que pude montar – sei lá, não é? A portuguesa já nasce com uma dificuldade natural de compreensão e ainda falam com ela em outra língua...?

A gralha-loira-à-força ainda custou uns 20 e picos segundos para perc’ber que eu estava a gritar com ela, parou, arregalou os olhos e a amiga gordotinha ao lado respondeu, no melhor estilo alemão de resolver problemas” -12 anos”

E Portugal continua a produzir portugueses aos montes... veja que pérola!

Nos banheiros do aeroporto internacional de Lisboa podem-se ler cartazes

COMO LAVAR AS MÃOS CORRETAMENTE

Laves as mãos quando elas estiverem visivelmente sujas.

Em outras situações use um anti séptico à base de álcool.

É preciso fazer algum comentário?

2 comentários:

  1. G'zuis...

    Elas também são muito gentis!

    Definitivamente é a península...

    ResponderExcluir
  2. Hahahahaha... ai m'us Deuses!!!

    Hahahahahaha... portugueses são engraçados..

    ResponderExcluir