sexta-feira, 16 de abril de 2010

Ser visto e compreendido.


Uma pessoa, qualquer que seja, precisa ser vista para ser compreendida. Claro que vista, aqui, significa ser percebida. E para ser compreendida é absolutamente necessário que o vedor se interesse em compreender e muito mais, seja capaz de compreender!

Nem todo aquele que vê e percebe está capacitado ou é capacitado para compreender.

Compreender significa sair do que apenas vê no outro e percebê-lo incluso em um contexto multifacetado onde o outro é agente e paciente – simultaneamente – de si e do universo.

Para que isto ocorra é fundamental que o perceptor esteja, ao mesmo tempo, capacitado de ser agente e paciente de si mesmo e do Universo onde ele ocorre. Só percebendo-se e compreendendo-se que um indivíduo é capaz de compreender as partes e o todo. A parte e o todo que ele é em si e que o outro o é da mesma forma.

Fora disso, é atitude sem préstimo.

Valho-me da hora para evidenciar que, na verdade, quase todos os seres se valem de pressupostos alheios, que julgam serem seus, para enquadrar ou não o outro. Se o outro ficar mais ou menos, que seja, enquadrado na moldura adotada, aprendida pelo perceptor, vai-se logo defini-lo como “compreensível”. Caso contrário, ele será incompreensível não pela substância dele, mas pelo que a sua substância não coube no “envelope de compreensão” daquele que o percebe. Passa para o envelope contrário, aquele dos doidos, dos que devem ser exilados. Dos que são incompreensíveis não porque o são de verdade, mas tão somente porque o perceptor é incapaz de compreender.

Eu sou um homem que pouco, mas muito pouco mesmo se adéqua a essas molduras casuais e ordinárias. Logo, eu sou um homem que é incompreensível e, caso possível, seja enviado à forca ou ao exílio!

(Na verdade, cá pra nós, eu me divirto muito com isso. É onde eu me apercebo visivelmente mais bem aquinhoado do que a plebe e debocho dela!)

Nesse patamar onde estou parado, esperando passar o último integrante da caravana – como aconselha a sabedoria árabe – vejo e percebo uma boa mão de seres tão bem ou mais aquinhoados do que eu e, claro, minha inteligência e a aguda capacidade de me valer dela me permitem aproximar-me e me fazer companheiro e eles companheiros meus.

Entre tantos, eu quero nomear aqui, agora, um desses entes que me fascina por ser tão agudamente diferente de mim, em expressão e tão prementemente igual, em compreensão. A Anamaria Rossi.

Ana é jornalista. Insisto: a Ana é Jornalista! Não é jornalista... essas coisas que terminam faculdades e escrevem “textículos” que repetem e se bastam no que o mais ordinário os mantém, com vistas ao salariozinho do finalzinho do seu mesinho, das suas vidinhas. Ana é Jornalista! Capaz de se desdobrar e se curvar sobre um assunto cada minuto de cada hora das vinte e quatro que um dia tem; em todos os dias que dois anos têm, para fazer uma matéria... que, quando publicada, determinou o começo da derrocada dos políticos corruptos com caras de bons moços...

Para salvar a ética, Ana foi capaz de desconsiderar os perigos que a sua própria vida correu.

Eu muito me admiro dessa heroína escorpiana que honra o seu próprio signo! Maior orgulho do mundo em poder encher a boca, com a minha jactância habitual e dizer: Ana é minha amiga!

A Ana é uma mulher culta. Sabem cultura prática, Senhores? Não aquela das bichinhas que lêem as gravuras dos livros e decoram textos e músicas e hinos religiosos da internet só para vomitá-las à frente das bichinhas que decoraram menos textos?A cultura da Ana – que é vastíssima, -creiam – serve para modificar os mundos por onde a Ana passa. É a cultura parideira de razões para mudanças e conquistas do que é novo ou precisa ser parido!

A Ana viajou o mundo inteiro e cada museuzinho ou museuzão, ou cada muralha das Chinas, ou cada Louvre, ou cada beco do Born, provocou na Ana mais do que a necessidade de fazer fotografias e publicá-las no Orkut dela. A Ana foi provocada e provocou que o novo se figurasse e se transfigurasse no velho e o velho, na juventude do novo e os azuis que precisavam se tornar vermelhos, ficassem tensos, como cordas afiadas do violino, a ponto de se romperem para que a adequada tensão fosse encontrada.

A Ana pariu uma criança e fez dela um adulto independente, adequado, afinado, doce como convém a todo homem de força e coragem... mesmo sem a presença física do pai do rebento. E o mais encantador, Senhores, - aprendam com ela se forem capazes – Ana não exerceu o romântico e cristão papel de “mai” ou “pãe”. Ela foi só mulher e mãe para que se sua cria soubesse, muito bem, separar e compreender as duas identidades!

Ana trabalhou e trabalha como boi de tração. E Ana se diverte tanto, ao mesmo tempo... Dá-se oportunidades de fazer rodar a mó e perceber belas coisas na paisagem que circunda essa mó, preparando essas visões para novas conquistas. E ela vai lá! Acreditem.

Essa grande mulher me compreende no meu mais completo, em todas as minhas sordidezas e minhas virtudes mais divinas – porque eu sou uma e outra coisa simultaneamente (um dia explico isso melhor, para vocês! Calma. Não retirem suas pedras dos seu embornais, ainda.) e sempre foi capaz de me compreender. Capaz não porque eu necessite de grande dose de compreensão, mas porque a Ana dispõe de enormes, avultadas, torrenciais doses de capacidade de compreender!

A Ana foi a mulher que me disse: Gê, sim, a verdade sempre. Mas não pode ser em doses homeopáticas?

E não sou só eu que falo essas coisas, Senhores. Perguntem à Andréa. À Angélica, à Teca... ah!querem saber? Não perguntem nada. Eu tenho, cá, minhas dúvidas se os Senhores estão querendo compreender alguma coisa ou se são, mesmo, capazes para a coisa.

Bons sonos!

2 comentários:

  1. Gê, quer casar comigo? ;)

    (Te ailóviul sempre e mais, mesmo que depois deste retrato tão benevolente e exagerado eu vá ganhar mais alguns inimigos. E daí? Não troco você por um milhão deles!)

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Benevolente? Eu benevolente? Acho que não, Aniúshka. Eu sou perspicaz, atento, agudo, magnânimo, às vezes, mas benevolente? ce sabe que eu me sinto muito à vontade para dizer coisas "elogiosas" sobre as pessoas porque, da mesma forma, sou capaz de dizer todas as merdas delas...
    Eu fiz o retrato do que percebo em vc e que sempre experimentei em vc.
    Dizem que o xamã estará pronto quando aprendeu a receber elogios.
    E é muito bom e saudável ter inimigos: eles comprovam a nossa grandeza.
    Tiailóviutchu também e quero continuar tiaioloviando toda a vida... porque a Vida nos quer assim.

    ResponderExcluir